domingo, 11 de janeiro de 2009

PROPOSTA DE TRABALHO

AS 4 ESTAÇÕES DO ANO

Introdução
No âmbito do audiovisual, tendo como partida a interdisciplinaridade da disciplina de projecto e tecnologias do curso de comunicação audiovisual, esta proposta lança um desafio à criatividade conceptual do aluno do 11º ano.

Baseado num tema “As 4 estações do ano” os alunos deverão constituir grupos de 6 elementos, num total de 4 grupos. Cada grupo será responsável por uma das 4 estações do ano, ou seja:
Grupo 1 – Primavera
Grupo 2 – Verão
Grupo 3 – Outono
Grupo 4 – Inverno

Apoio ao aluno
Os alunos deverão ter em conta que a abordagem terá de ter em conta o sistema audiovisual.

Sistema Audiovisual
A palavra audiovisual "resulta da aglutinação dos termos" "áudio" e "visual".
O audiovisual refere-se "a tudo o que pertence ou é relativo ao uso simultâneo e/ou alternativo do visual e auditivo. A tudo que tem características próprias para a captação e difusão mediante imagens e sons" (Cebrián Herreros, 1995: 53).
O áudio, o visual e o audiovisual estão assim indissociavelmente ligados à percepção sensorial audio-ouvido; visual-visão; audiovisual-interacção ouvido/visão.
Logo, a palavra audiovisual pode designar duas "realidades", por vezes complementares, mas distintas:
a) Num sentido amplo, como mera justaposição de dois termos sem estabelecer qualquer relação entre eles. Considera-se o áudio e o visual como elementos autónomos que manifestam a sua presença numa grande variedade de meios de comunicação. Exemplo: a fotografia, o disco, o telefone, o cartaz, o cinema mudo.
b) Num sentido restrito, estabelece-se uma íntima relação entre os termos para originar um outro produto. A percepção simultânea de som e imagem vincula de tal maneira estes elementos que eles originam uma unidade expressiva, total e autónoma. Exemplo: cinema sonoro, televisão, aplicações multimédia.

Objectivos propostos
1. Conciliar as várias técnicas e os vários meios audiovisuais.
2. Saber integrar consistentemente os vários meios.
3. Compreender a interdisciplinaridade da fotografia, vídeo e multimédia.
4. Conhecer as diferentes dimensões da criação audiovisual, dando particular relevância às potencialidades artísticas e criativas do meio.
5. Assimilar a necessidade de conjugar a dimensão artística com as condições e imperativos da criação sob um meio dinâmico e interactivo.
6. Consolidar saberes adquiridos nos módulos de fotografia, vídeo e multimédia.
7. Adquirir familiaridade com apresentações e defesas orais.
8. Cumprir o calendário de trabalho. Reconhecer a necessidade de adequar o projecto às condicionantes do meio.
9. Cooperar, a nível conceptual, com as equipas de trabalho.
10. Compreender a importância de todo o processo, confrontando o seu projecto com os resultados obtidos e desenvolvendo capacidades críticas e autocrítica.

Especificidades Técnicas
Elementos a usar: não há limite, o aluno tem total liberdade
Meios obrigatórios: fotografias de autor, vídeos de autor e criação de um blog de autor.

Metodologia de Concepção

1ª Fase
Fase de Pesquisa e Recolha de elementos
Após definir o conceito da interpretação faz uma pesquisa de exemplos de tipos de letra, imagens, personagens, vídeos, filmes, curtas-metragens, sons, ilustrações, etc.

2ª Etapa
Brainstorming com os elementos do grupo
Definição de objectivos/questões de partida e/ou hipóteses
Recolha de materiais (máquina fotográfica, gravador vídeo ou áudio, computador, livros, colagens, tintas, colas...);
Definição do tempo disponível e respectiva calendarização;

3ª Etapa
Produção do trabalho.
Elaboração do relatório.
Elaboração dos conteúdos a apresentar ao júri.

O relatório será uma preparação para o relatório final da PAA.

Capa:
- Nome do trabalho (título e subtítulo)
- Data de entrega
- Nome do autor
- Número, ano e turma
- Nome do professor
- Nome da escola
- Logótipo da escola
Índice
Resumo ou prefácio
Introdução
Desenvolvimento
a) A fundamentação da escolha do projecto;
b) As realizações e os documentos ilustrativos da concretização do projecto (conceito);
c) A análise crítica global da execução do projecto, considerando as principais dificuldades e obstáculos encontrados e as formas encontradas para os superar.
Conclusão / Considerações Finais
Anexos:
- Pesquisa
- Imagens
- Textos
- Auto-avaliação
- Todo o material que o autor achar conveniente e relevante para o trabalho
Bibliografia

4ª Etapa
Apresentação e defesa do trabalho.

Duração:
6 a 8 Blocos.
Entrega dia 19 de Janeiro de 2009.
Defesa e apresentação dos trabalhos dia 21 de Janeiro de 2009.
Entrega do 1º prémio dia 21 de Janeiro de 2009.

Boa sorte às 4 equipas, que vença a melhor e mais dedicada!

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